Aracaju, 20 de Setembro de 2019
Buscar no Site
Facebook Twitter Youtube RSS Fórum News
acessorestrito_topic
img_137756191992.jpg

04/10/2013 - Fórum Empresarial constrói pauta positiva com Seplag sobre compras governamentais

Na manhã desta quinta-feira(3) aconteceu a reunião mensal do Fórum Empresarial de Sergipe com a equipe da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). Na pauta, diversas demandas empresariais: ´Melhor Preço, não do Menor Preço´; aumento da participação de empresas locais nas compras governamentais; participação das empresas em consórcio nos processos de maior porte; atas de Registro de Preços para incentivo ao mercado local; maior agilidade no processo burocrático; uso do Pregão Presencial para compras de bens comuns; contratação de serviços ao invés de locação de mão de obra; maior visibilidade aos processos deflagrados; e parceria entre Seplag, Fórum Empresarial e Sebrae para incentivo à participação de empresas locais nas compras governamentais. A próxima reunião na Seplag ficou agendada para o dia 7 de novembro, também às 9h30.

Fotos: Victor Ribeiro/SeplagFotos: Victor Ribeiro/Seplag

"Esta é nossa segunda reunião aqui na Seplag e classifico como fundamental esta aproximação com o Governo. Enviamos um ofício com as pautas e algumas ações que já foram tomadas, a exemplo do ofício enviado pela Superintendência de Compras a todos os órgãos do Estado, informando que o Fórum pode ajudar, através dos seus associados, no apoio as suas demandas. Muitas vezes o Órgão tem dificuldade com orçamento ou especificações para bens e serviços, por exemplo, e necessita desta parceria. O Fórum já recebeu algumas demandas e fez esta intermediação", afirma o coordenador do Fórum Empresarial de Sergipe, Roger Barros.

Além de Barros, participaram do encontro Júlio César Gomes e Eliema Cardoso, representantes da Superintendência Geral de Compras Centralizadas da Seplag; Marcus Dratovsky, da Associação de Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro/SE); Robson Pereira, diretor para Assuntos da Comunidade e Serviços da Fecomércio; Ana Maria Brito, gerente comercial da Construtora Celi; e Mário Barão, gerente comercial da Celi Decorações.

Para Dratovsky, as reuniões mensais foram uma importante iniciativa do Fórum Empresarial e a abertura do diálogo que o Governo está proporcionando ao empresariado é fundamental. "Para que o pequeno empresário possa sobreviver ele precisa se planejar. Estes encontros fornecem sugestões de como o empresário pode participar melhor das compras governamentais e inclusive se preparar para participar deste processo. Outros Estados brasileiros já estão fazendo isso e nada mais justo, já que uma empresa local consome na cidade, recolhe toda a parte tributária aqui, ou seja, não há como todas estas pessoas serem alijadas do processo", destaca o representante da Assespro/SE.

"O poder público não pode achar que manda no mercado. Ele deve manter sempre esta relação positiva com iniciativa privada. De acordo com o que a lei nos possibilita, e seguindo os ditames legais, iremos sim incentivar e proteger cada vez mais as empresas locais nas compras governamentais", garante Júlio César Gomes. Ainda segundo o superintendente Geral de Compras Centralizadas da Seplag, é importante ouvir o mercado, o que ele tem a oferecer e quais suas características, pois isso diminui inclusive o tempo das licitações. "Ninguém pode inventar algo e também não conhecemos de tudo. Esta parceria é importante também para não perdermos tempo nas licitações", revela Gomes.

Para o representante da Fecomércio, o empresário não tem bola de cristal para saber em que investir e como se preparar para o mercado. "Há várias publicações que falam a respeito das tendências do mercado, mas isso não é suficiente. Precisamos de reuniões como esta, promovida pelo Fórum Empresarial de Sergipe", comenta Robson Pereira.

Agenda do Fórum

Na sexta(4), às 10h, os representantes do Fórum Empresarial de Sergipe se reúnem com Celuta Cruz Moraes Krauss, superintendente da Regional do Trabalho e Emprego em Sergipe. Na pauta, o impacto da greve dos bancários para o setor empresarial e outras demandas do setor. Já no dia 7, às 15h, acontece a reunião mensal com a Superintendência da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). No dia 8, 12h30, no Hotel Aquários, acontece a tradicional reunião-almoço do Fórum Empresarial, desta vez tendo como convidado o secretário municipal da Infraestrutura, Luiz Durval Machado Tavares.



Por Waneska Cipriano, jornalista (DRT/SE 875)
Assessora de Comunicação do Fórum Empresarial

 

Ver outras notícias »

Fórum Empresarial de Sergipe

Rua José do Prado Franco, 557
Centro - CEP 49010-110 - Aracaju-SE
Telefone: (79) 3205-9767

apoio_sebrae
apoio_sebrae
Facebook Twitter Youtube RSS Fórum News
logo_agw