Aracaju, 18 de Abril de 2024
Buscar no Site
Facebook Twitter Youtube RSS Fórum News
acessorestrito_topic
img_137756191992.jpg

21/08/2013 - Fórum Empresarial debate o desenvolvimento do Turismo em Sergipe

"A questão da malha aérea brasileira é um dos gargalos do turismo sergipano". A afirmativa é de Elber Batalha Filho, secretário de Estado do Turismo, convidado de ontem(20) para a reunião-almoço do Fórum Empresarial de Sergipe. Segundo Batalha, é preciso "abrir o céu do Brasil" para que companhias aéreas de outros países possam voar em território local e gerar maior competitividade. "Isso irá gerar a queda nos valores das tarifas e fará de Sergipe um destino consolidado", garante o secretário.

O tema escolhido para o encontro foi ´Novas perspectivas de investimentos para o desenvolvimento do turismo sergipano´. Ao ser sabatinado pelos representantes das entidades filiadas ao Fórum, Elber Batalha apresentou a Parceria Público-Privada (PPP) como uma ótima opção ao desenvolvimento turístico, dentre outras ações. Ainda segundo o secretário, Sergipe tem curtas distâncias e oferece ao turista um grande mix de atrativos. "Vale a pena investir em turismo. Prova disso são os grandes Reveillons no Brasil, promovidos inclusive pela iniciativa privada", informa.

Ainda segundo Batalha, serão investidos em Sergipe 100 milhões de dólares, através do programa Prodetur/BID, para obras como: construção do novo aeroporto, rodovia Santa Luzia do Itanhy e reforma do Centro de Turismo de Aracaju. "Ainda esta semana iniciaremos a segunda etapa da sinalização turística da cidade. A primeira foi realizada à época de Edvaldo Nogueira. Na sinalização utilizamos imagens/ícones, dada a universalidade da iconografia", diz.

Foto: Carlovancy Andrade Foto: Carlovancy Andrade

Para Roger Barros, coordenador do Fórum Empresarial de Sergipe, o Estado necessita de uma política de desenvolvimento para o turismo. "Sergipe carece de uma política sustentável. Turismo é um dos setores que mais cresce no país, e o Nordeste vem se destacando neste cenário", declara Barros. O convite ao secretário surgiu como forma de fortalecer a troca de ideias, já que muitos associados do Fórum são da área turística. "Este debate sobre a política de desenvolvimento do turismo local é muito importante para sabermos o que vem sendo feito e o que pode ser realizado", diz Barros.

Foto: Carlovancy AndradeFoto: Carlovancy Andrade

Outro tema debatido no encontro foi a reforma e ampliação do Centro de Convenções de Sergipe, orçada em R$ 20 milhões. "O recurso já foi liberado pelo Governo Federal. Isto impulsionará o turismo de eventos, que tem uma importância enorme e hoje tem restrições devido à estrutura atual do Centro de Convenções para receber eventos de grande porte", revela Barros.

Ainda esta semana, o Fórum Empresarial de Sergipe irá enviar um documento ao secretário Elber Batalha Filho com o resumo das demandas geradas durante a reunião-almoço. "Esta é uma forma de acompanharmos melhor os desdobramentos dessas ações e cobrar os resultados. O turismo é um setor estratégico para a economia e o desenvolvimento do nosso Estado responsável pelo aumento da geração de empregos e renda", informa o coordenador.

Por Waneska Cipriano, jornalista (DRT/SE 875)
Assessora de Comunicação do Fórum Empresarial

Ver outras notícias »

Fórum Empresarial de Sergipe

Rua José do Prado Franco, 557
Centro - CEP 49010-110 - Aracaju-SE
Telefone: (79) 3205-9767

apoio_sebrae
apoio_sebrae
Facebook Twitter Youtube RSS Fórum News
logo_agw