Aracaju, 25 de Abril de 2024
Buscar no Site
Facebook Twitter Youtube RSS Fórum News
acessorestrito_topic
img_137756191992.jpg

25/07/2013 - Cenário macroeconômico é satisfatório ao crescimento empresarial sergipano

A convite do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL), Samuel Schuster, o coordenador do Fórum Empresarial de Sergipe, Roger Barros, participou ontem(25) de mais uma edição do programa ´Conversando com o Lojista´. O palestrante convidado para a reunião-almoço, o secretário de Desenvolvimento econômico, da Ciência e Tecnologia, Saumíneo Nascimento, falou sobre o tema ´O Crescimento Empresarial Sergipano - Desafios e Perspectivas´.

"É sempre importante está no meio do setor do comércio do nosso Estado, que reúne diversos associados da CDL e que inclusive compõe o Fórum Empresarial. Além disso, o secretário trouxe números interessantes não só sobre a nossa economia, mas uma visão geral, macro, do que está acontecendo no mundo e no Brasil", comenta Barros.

Ainda segundo o coordenador, há uma grande preocupação entre o empresariado quanto ao baixo desenvolvimento econômico do país. "O PIB tem cada vez novos elementos de taxas, sempre decrescentes, inferiores ao previsto. A gente precisa ter ideias, inovações, para superar os momentos de dificuldade que o comércio tem passado", revela.

Em sintonia com o pensamento do coordenador do Fórum Empresarial de Sergipe, o presidente da CDL destaca que tudo influencia para o comércio. "O novo emprego é o novo consumidor. Na palestra de Saumíneo foi demonstrado o potencial que o nosso Estado vem tendo para atrair novas indústrias, o que significa novos funcionários, novos emprego e consequentemente novos consumidores", informa Schuster.

Desafios e Perspectivas

Durante o encontro, o secretário Saumíneo Nascimento apresentou o cenário macroeconômico e trouxe otimismo aos lojistas. "Vivemos ainda em um mundo em crise, porém os atentos de recuperação que estão ocorrendo em alguns países, e que repercutem aqui, nos trazem perspectivas de futuro melhores. Por exemplo, o ganho real do salário no Brasil tem sido maior do que a média mundial", destaca o secretário.

Em se tratando de Inflação X Crescimento da Economia, Saumíneo informa que, nos últimos anos, a média de crescimento foi de 2,9% ao ano, com inflação de 5,5%. Comparando com a década de 80, por exemplo, a relação era de 2,6% PIB e 147,1% inflação.

Ainda segundo ele, a área de ´Serviço de informação e Comunicação´ é que a recebe maior faturamento. Já ´Comércio e Serviços´ corresponde a 2/3 da economia do Estado. Outro anúncio importante foi a perspectiva de implantação de quatro novos shoppings em Sergipe: Itabaiana, Lagarto e dois em Aracaju (Inácio Barbosa/Augusto Franco e Zona de Expansão).

Ainda segundo os dados, Sergipe apresenta um PIB de R$ 23,932 bilhões e crescimento em torno de 5,3% (maior per capita da região Nordeste), tendo como predominância: comércio e serviços (68%), indústria (28,6%) e agricultura e pecuária (4,6%).

Por Waneska Cipriano, jornalista (DRT/SE 875)
Assessora de Comunicação do Fórum Empresarial

Ver outras notícias »

Fórum Empresarial de Sergipe

Rua José do Prado Franco, 557
Centro - CEP 49010-110 - Aracaju-SE
Telefone: (79) 3205-9767

apoio_sebrae
apoio_sebrae
Facebook Twitter Youtube RSS Fórum News
logo_agw