Aracaju, 19 de Abril de 2024
Buscar no Site
Facebook Twitter Youtube RSS Fórum News
acessorestrito_topic
img_137756191992.jpg

12/06/2014 - Líderes empresariais debatem sobre Reforma Política com presidente da OAB/SE

O convidado deste mês de junho foi o presidente em Sergipe da Ordem dos Advogados do Brasil, Carlos Augusto Monteiro. Na pauta da reunião-almoço do Fórum Empresarial, ´O Projeto da OAB para Reforma Política´. "Sempre que saio de casa para trabalhar, e sou convidado a falar sobre qualquer assunto, penso que há esperança. Acredito em mudanças", comentou Monteiro.

É a segunda vez que o atual presidente da Ordem participa a reunião-almoço do Fórum Empresarial. Desta vez, falou sobre o papel da OAB no projeto que visa mudanças no sistema eleitoral, através da Reforma Política por iniciativa popular. Além disso, tratou sobre o financiamento público das campanhas, eleições partidárias em dois turnos, maior transparência e controle dos custos das campanhas, dentre outros assuntos.

Para o coordenador do Fórum Empresarial de Sergipe, Ancelmo de Oliveira, as mudanças são imprescindíveis para atualização do sistema que vigora desde 1932. "A OAB tem dado importantes contribuições nesta discussão e foi justamente por isso que convidamos seu presidente. É uma entidade respeitada, que está sempre atualizada e já tem um projeto para Reforma Política", informa Oliveira.

O presidente da OAB/SE pontua que o sistema vigente hoje beneficia apenas as megacampanhas, com altos financiamentos. "O cidadão brasileiro que tem bons propósitos fica inibido de entrar na política pela falta de capacidade financeira e, ao mesmo tempo também, para não se sujeitar a financiamentos espúrios que tenha fim de propósito no futuro devolver em dobro, triplo, quádruplo, tudo que foi investido na oportunidade da campanha", comenta Monteiro.

Durante a reunião-almoço, Monteiro explicou que o projeto ´Eleições Limpas´ busca reunir diversas entidades com a meta de obter mais de 1,5 milhão de assinaturas, pois a partir daí projeto entrará na pauta do Congresso Nacional. "É um Projeto de Lei de iniciativa popular nos moldes da ´Ficha Limpa´. O ´Eleições Limpas´ busca uma ampla Reforma Política, que é desejada por todos há muito tempo. Nosso trabalho é o de mobilizar a sociedade para que possamos coletar essas assinaturas e levar essa proposta ao Congresso Nacional", pontua o presidente da Ordem em Sergipe. "Estamos recolhendo assinaturas na sede da OAB em Sergipe e também através do site www.eleicoeslimpas.com.br", informa.

Segundo o coordenador do Fórum Empresarial, o debate deste mês não contemplou todo o universo da Reforma Política, mas principalmente o financiamento das campanhas. "É o assunto de maior foco por parte da OAB. Nosso objetivo foi levar às entidades filiadas mais informações acerca do processo político do Brasil. Sabemos, através do que a imprensa noticia todos os dias, que há desvios. O desejo de todos nós, que pagamos nossos impostos, é de que todo o processo aconteça dentro dos princípios democráticos, contidos na Constituição. É necessário um regramento e que seja respeitado por todos os candidatos e pelo sistema político vigente", ressalta Ancelmo de Oliveira.

Por sugestão das entidades filiadas, nos anos anteriores o Fórum Empresarial fez um documento para ser entregue aos candidatos. Este ano optou-se por algumas proposições ligadas a área empresarial e também de interesse da sociedade. "Reunimos as informações das diversas entidades e, em breve, estaremos enviando este documento", garante Oliveira.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), Alexandre Porto, também trouxe ao debate as contribuições da entidade que representa. "É uma discussão mais do que apropriada e acontece em um momento adequado. Precisamos discutir um pouco mais o sistema político brasileiro e a OAB Nacional tem uma proposta nesse sentido. Óbvio que nós temos ideias e pensamentos que em alguns momentos divergem, mas é importante que aconteça este debate. O país precisa necessariamente passar por um processo de grande reforma no sistema político brasileiro, que envolva diversos cenários e diversos aspectos", diz Porto.

Por Waneska Cipriano, jornalista (DRT/SE 875)
Assessora de Comunicação do Fórum Empresarial

Ver outras notícias »

Fórum Empresarial de Sergipe

Rua José do Prado Franco, 557
Centro - CEP 49010-110 - Aracaju-SE
Telefone: (79) 3205-9767

apoio_sebrae
apoio_sebrae
Facebook Twitter Youtube RSS Fórum News
logo_agw