Aracaju, 29 de Março de 2024
Buscar no Site
Facebook Twitter Youtube RSS Fórum News
acessorestrito_topic
img_137756191992.jpg

24/01/2014 - Empresários querem manter desconto do IPTU

Fotos: InfonetFotos: Arquivo Infonet

Os empresários sergipanos estão insatisfeitos com a retirada do desconto e com o índice de reajuste dos valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) definidos pela Prefeitura de Aracaju. De acordo com informações do presidente do Fórum Empresarial de Sergipe, Roger Barros, há casos que o imposto foi reajustado em 32%, se levada em consideração a base de cálculo que vigorou no ano passado.

Barros explica que o desconto era definido em 20% e que o reajuste neste ano chegou a índices diferenciados, atingindo o patamar de cerca de 12%. "Estamos tentando, através do Fórum Empresarial, encontrar um meio para sensibilizar o prefeito a manter este desconto", observou o empresário Abel Gomes, presidente da Federação do Comércio do Estado de Sergipe (Fecomercio).

No final da manhã desta sexta-feira, 24, representantes do Fórum Empresarial estiveram reunidos com o presidente da Seccional de Sergipe da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE), Carlos Augusto Nascimento, e solicitaram a interferência da entidade para sensibilizar o prefeito João Alves Filho para manter o desconto e reduzir o patamar do reajuste aplicado sobre a base de cálculo do imposto.

"Os empresários estão ansiosos", observou Roger Barros fazendo referência ao curto tempo que dispõe para renegociar os valores do IPTU com o prefeito João Alves Filho (DEM), já que a primeira parcela tem vencimento previsto para o próximo dia 5 de fevereiro.

Os novos valores do IPTU pegaram os empresários de surpresa. Os encargos sem que haja previsão no fluxo de caixa, na ótica do presidente do Fórum, poderá acarretar grandes prejuízos para o comércio em Aracaju. "É necessário um ajuste fiscal para evitar estes prejuízos", considerou Barros.

O presidente da OAB/SE ouviu o pleito da classe empresarial, lembrou o empenho do vice-prefeito José Carlos Machado (PSDB) na luta contra os reajustes definidos pelo Governo Federal para as taxas referentes aos terrenos de marinha e prometeu levar o tema para apreciação do Conselho Estadual da OAB, que estará reunido em caráter extraordinário na próxima segunda-feira, 27, para debater questões relativas à cobrança do imposto sindical.

O Portal Infonet tentou ouvir o prefeito João Alves Filho sobre o pleito da classe empresarial, mas não obteve êxito. A Secretaria Municipal de Comunicação enviou nota informando que o atual secretário de fazenda municipal tomou posse hoje e somente a partir da próxima semana as demandas da secretaria serão discutidas.

Por Cássia Santana
Portal Infonet

Ver outras notícias »

Fórum Empresarial de Sergipe

Rua José do Prado Franco, 557
Centro - CEP 49010-110 - Aracaju-SE
Telefone: (79) 3205-9767

apoio_sebrae
apoio_sebrae
Facebook Twitter Youtube RSS Fórum News
logo_agw